REALIZAMOS SEUS PROJETOS.


A influência das geometrias no processo de usinagem.

O que queremos dizer quando falamos em uma boa geometria do corte? Geometria do corte é uma série de propriedades geométricas das ferramentas de corte capaz de influenciar a vida útil da ferramenta, a formação e a evacuação de cavacos, a estabilidade e a segurança. Basicamente, a boa geometria do corte é um ajuste em que a formação de cavacos ocorre de maneira correta sem muito esforço.

As propriedades da aresta de corte são determinadas primeiramente pelo carbeto usado e, posteriormente, pela geometria da aresta. Ambos devem ser corretamente selecionados em relação ao tipo de operação a ser executada.

Uma maneira prática de avaliar as geometrias de corte é examinar a formação de cavacos durante o corte. O ideal é que os cavacos não sejam nem longos nem curtos demais e mantenham um formato espiral.

O processo de corte bem executado envolve a formação e a evacuação eficazes dos cavacos. Esse procedimento é determinado pela geometria básica da ferramenta de corte, ou seja, a forma de posicionamento da aresta de corte no porta-ferramentas ou na fresa.

Fonte: usinagem-brasil - 19/08/2014